Image by Nathan Dumlao

Estratégias para retomada do Ensino Fundamental e Médio

Estratégias

Com os acontecimentos ocorridos a partir de março de 2020 as Escolas de ensino fundamental e médio tiveram de improvisar em um pequeno espaço de tempo soluções para enfrentar a suspensão temporária do ensino presencial.

 

A experiência no enfrentamento de crises indica que as instituições têm que focar na sobrevivência do negócio e pensar em novas fontes de receita. As empresas que tiveram mais sucesso foram as que criaram, mesmo durante a crise, dois grupos de pessoas: um para lidar com a sobrevivência e outro para lidar com a reinvenção do negócio.

 

Nesse momento em que as instituições estão se preparando para a retomada, pelo menos parcial, do ensino presencial, é hora de fazer uma reflexão sobre os aprendizados adquiridos durante a crise e fazer ou rever a estratégia das escolas de ensino fundamental e médio.

O trabalho de estratégia proposto é construir, a partir de uma rápida análise do passado recente, do presente e de cenários e prospecções, o caminho que precisará ser percorrido a fim de conquistar metas desejadas no curto e médio prazo. O processo de elaboração permite nortear o futuro desejado, unir esforços, identificar soluções e oportunidades e disseminar consciência coletiva.

O produto oferecido é a realização de um workshop, com metodologia discutida previamente com a direção da Escola, para avaliar as mudanças que estão ocorrendo no setor de educação fundamental e médio e os impactos que geram nos seus respectivos negócios.

 

O objetivo do workshop é encontrar os caminhos para enfrentar os desafios identificados, a partir de inovações geradas pelas transformações, principalmente a digital, e pelas novas tecnologias, para desenvolver e organizar soluções e planos de ação.

Insights

A VL3 atua, sobretudo, como facilitadora e estimuladora do processo de construção de táticas e ações através da metodologia de estratégia envolvendo apresentação da nossa visão sobre a transformação e inovação, suas relações com a nossa sobrevivência e evolução e dependências da criatividade, do empreendedorismo, da cultura, da comunicação e, principalmente, das mudanças na área da educação, do ponto de vista de modelos pedagógicos, de negócio e de gestão.

 

Propomos uma reunião inicial com a direção da Escola para conhecermos melhor a sua situação atual e planejarmos o trabalho a ser desenvolvido.

 

O WORKSHOP oferecido é de 4 horas (2  sessões  de 2 horas em dias diferentes). Do primeiro workshop constará:

a) abertura pela direção da Escola;

b) apresentação pela consultoria sobre temas previamente acordados;

c) uma sessão dirigida pelo consultor, quando poderão ser colocados posicionamentos e esclarecidas dúvidas pelos participantes. Serão identificadas as táticas à serem alvo de detalhamento quanto ao processo de ensino e ao ambiente de negócios na área de atuação da organização; e

d) os participantes serão organizados em grupos para identificarem as ações a serem realizadas, a partir das linhas táticas validadas.

 

Concluído o Primeiro Workshop os grupos de trabalho irão se reunir para complementarem e concluírem a identificação das ações para apresentarem no segundo workshop. Caso não seja possível, a proposta é que cada um pense nas ações e as traga para integrarmos todas as propostas no segundo workshop.

 

No segundo workshop serão apresentadas, discutidas e consolidadas em plenário as ações propostas para cada tática. Sugere-se que a participação no workshop seja de até 20 pessoas.