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Mentoria em novos negócios para o Ensino Superior

Estratégias

A Mentoria de Negócios é um processo que inclui apoiar, subsidiar com dados e informações, levar à reflexão e estimular a aproveitar as transformações e a inovação na direção de aumentar os resultados do seu negócio.

 

Além disso, estabelece relações transparentes de trabalho colaborativo com o cliente para que este identifique e alcance as reais dificuldades que se apresentam e os possíveis caminhos de solução. (adaptado de Associação Brasileira de Mentores de Negócios ABMEN)

 

Realizar encontros, presenciais ou virtuais nesse momento de pandemia, para ajudar o CEO ou proprietário de Instituições de Ensino a pensar e refletir o seu negócio a partir das transformações que estão ocorrendo no seu setor e segmento de atuação, com o objetivo de construir soluções e desenvolver alternativas de crescimento.

O número de sessões dependerá do interesse e necessidade do cliente.

A mentoria se dá através de uma série de reuniões, de uma hora cada, entre o mentor e o cliente. O mentor conduz a reunião através de uma série de perguntas para levar o cliente a reflexões e estímulos que permitam que aumente o seu entendimento quanto aos problemas e as aspirações que lhe afligem na condução do seu empreendimento / negócio.

 

Os mentores da VL seguem o processo INNMETORING e são associados da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN.

 

O produto final é um Plano/Curso de Ação que é elaborado pelo empreendedor / cliente assessorado pelo mentor. 

 

A mentoria pode ser presencial ou à distância. 

Insights

As transformações que ocorrem no mundo geram diversos desafios para os negócios, que precisam ser enfrentados com novas estratégias, bons planos de ação e boa capacidade de execução.

 

O surgimento de novas tecnologias oferece oportunidades nas novas economias que induzem à criação de novos negócios, baseados em modelos que requerem novas formas de gestão, novas competências e novas habilidades.

 

As Instituições Privadas de Ensino Superior já estavam vivenciando o agravamento do cenário de incertezas e problemas com a queda de demanda. Com menos matrículas, universidades privadas reagem reduzindo os preços, mas continua sobrando vagas e reduzindo margens.

 

Com o agravamento da crise a partir de março de 2020, um novo cenário surgiu, exigindo ações emergenciais de aceleração do ensino à distância, para enfrentar mais uma nova redução de receitas.

 

Com menos matrículas e ingresso de alunos, algumas poucas instituições privadas de ensino superior optaram pela reinvenção e estão fazendo mudanças estruturais, tais como: promover mudanças curriculares, investir em novas metodologias de aprendizagem e focar , na formação de lideranças e no empreendedorismo.

 

Além disso, com o crescimento da oferta e procura dos cursos de educação à distância, as instituições privadas de ensino superior passam a ter espaços físicos sem ocupação ou, em alguns casos, até um campus inteiro sem utilização. Com este cenário as instituições privadas de ensino superior precisam buscar novas fontes de receita e maior utilização de seus ativos imobiliários.