Image by ThisisEngineering RAEng

Parques e polos

Tecnológicos

Como funciona?

Os Parques constituem um complexo produtivo industrial e de serviços de base científico-tecnológico, gerando condições para o a formação de um Polo de Tecnologia, sendo uma importante ferramenta para a estratégia de desenvolvimento econômico, social e regional.

 

Realizamos  o planejamento, o estudo de viabilidade e as articulações tecnológicas e financeiras necessárias para a implantação de Parques Científicos e  Tecnológicos, para universidades e para investidores privados.

 

Desenvolvemos projetos para planejar e construir, em áreas pré-delimitadas, Parques Científicos e Tecnológicos, com base em modelos de negócios imobiliários.

 

Utilizamos como referência modelos já testado em diversos países desenvolvidos, bem sucedidos, praticados nos países desenvolvidos, sobretudo EUA,  Alemanha e Espanha. 

Insights

Disseminar, Difundir e Gerar Tecnologia tem uma importância estratégica para desenvolvimento econômico, social e sustentável de uma determinada região.

 

É oportuno destacar o fundamental papel de um Parque Tecnológico dentro de um sistema de inovação. Estes ambientes cumprem a missão de prover inteligência, infraestrutura e serviços necessários ao crescimento e fortalecimento das empresas intensivas em tecnologia. Trata-se de um modelo de concentração, conexão, organização, articulação, implantação e promoção de empreendimentos inovadores visando fortalecer este segmento dentro de uma perspectiva de globalização e desenvolvimento sustentável (ABDI, ANPROTEC 2007).

 

A experiência pioneira e de maior sucesso no que diz respeito a parques tecnológicos e polos de tecnologia, foi desenvolvida na Universidade de Stanford, na Califórnia, com um grande esforço de adaptação de conhecimento em geração de novas tecnologias. Essas iniciativas deram origem a vários empreendimentos de sucesso, especialmente nos segmentos da micro-eletrônica e seus desdobramentos, e nasceu o chamado “Vale do Silício", referência de um dos maiores Pólos de Tecnologia do mundo.

 

Hoje, muitos empreendimentos semelhantes foram desenvolvidos com sucesso no mundo, consolidando esse negócio e essa estratégia de desenvolvimento regional.