Image by Nathan Dumlao

Webnar: Seminários sobre inovação para o Ensino Superior

WEBINAR: SEMINARIOS SOBRE INOVAÇÃO

PARA O ENSINO SUPERIOR

Seminários

Em função das transformações tecnológicas e econômicas que estão ocorrendo no mundo, os negócios estão enfrentando diversos desafios.

 

Torna-se essencial entender com profundidade as transformações que estão ocorrendo no mundo e aproveitar os conhecimentos e a criatividade disponíveis para geração de novos empreendimentos.

 

Para discutir estas questões, são oferecidos seminários de 1 hora, com 30m de apresentação e 30m de debates, a serem realizados para as comunidades alvo de  interesse de cada instituição privada de ensino superior.

 

O objetivo é realizar encontros abertos para conhecer e discutir o papel da IES no desenvolvimento do seu futuro no mercado da educação e seus reflexos no seu entorno, no seu município, no seu estado e no Brasil.

Como resultado, vamos desenvolver ideias, estudos e propor soluções para o desenvolvimento do setor e de novos negócios.

 

Os seminários poderão ser em temas construídos segundo os interesses e convicções de cada IES, integrando e relacionando os seguintes temas: Transformações, Inovação, Sobrevivência, Evolução, Criatividade, Comunicação, Cultura, Novas propostas, Novas disciplinas com a visão de criar Novos negócios para a Educação Superior.

Insights

O surgimento de novas tecnologias gera oportunidades que surgem com as novas economias, que por sua vez, induzem a criação de novos produtos e serviços, que exigem novos conhecimentos, novos modelos de negócio e de gestão, provocando fortes transformações na sociedade e no ambiente natural.

 

Somente com ecossistemas de inovação estruturados e integrando o setor produtivo privado, a academia, o setor público e com a participação da sociedade, haverá condições para fazer com que o país caminhe para uma Sociedade 5.0 mais humana, sustentável e inclusiva.

 

O Ensino Superior tem a oportunidade de se reinventar e se preparar para:

 

  • ser uma instituição aberta para a população que queira gerar novos empreendimentos a partir de ambientes que contenham mecanismos que facilitem o desenvolvimento de protótipos, de testes e de acesso às informações do ecossistema de inovação;

  • formar pessoas para serem trabalhadores das novas economias, com novos conhecimentos, novas habilidades e perfil empreendedor e empresarial, preparados para um novo mercado de trabalho, que contribuirá para formar uma sociedade melhor no futuro;

  • captar jovens e profissionais do mercado, trazendo empresas para seu ambiente físico, para ter acesso a recursos humanos adequados as suas necessidade, para receber consultoria de professores e para reciclar o seu pessoal;

  • incluir novas disciplinas voltadas para o aprender a aprender, aprender  a empreender, aprender a realizar, aprender a executar e colocar em prática o que aprende, e a ter novas competências gerenciais e comportamentais.